4 conselhos para criar um bom logótipo

Todas as empresas têm alguma espécie de identidade. Algumas têm logótipos e imagens corporativas criadas por agências de comunicação ou até mesmo designers freelancers, outras têm imagens mais simples, criadas em modo “Faça você mesmo”.

E com os recursos que todos nós temos nos nossos computadores hoje em dia é relativamente fácil entrar no mindset do “Faça você mesmo” quando precisa. A grande dificuldade está em fazer logótipos que confiram uma boa imagem à sua empresa, e mais ainda, que não a prejudiquem.

Aqui na BW/Grain temos muito gosto em ajudar todos os que precisam de ter uma melhor comunicação. Por isso, antes de entrar no desafio de criar a identidade da sua própria empresa tenha em conta os seguintes conselhos:

1. Deve ser simples e intemporal

Num computador as possibilidades são infinitas e por isso a restrição é muito difícil. No entanto um logótipo simples e capaz de sobreviver à passagem do tempo é muito mais eficaz que uma imagem que resulte da amálgama de todas as possibilidades que o software de edição permita.

2. Tem de ficar na memória

Indo um pouco ao encontro do ponto anterior, um logótipo deve ser simples para que seja memorável. As empresas com mais sucesso a nível mundial têm logótipos bastante simples e não é por isso que nos esquecemos delas. A Nike é um excelente exemplo do nível de simplicidade que se pode atingir.

3. Um bom logótipo tem várias “caras”

O logótipo de uma empresa pode funcionar a cores, mas um bom logótipo funciona também a preto e branco, ou do tamanho de um prédio. Para isto é preciso que todas as possíveis aplicações sejam pensadas e que seja construído corretamente. Da mesma forma que não se começa a construção de uma casa pelo teto também um logótipo deve ser pensado a partir da sua fundação para cima.

Nota: É imperativo que o seu logótipo seja construído em vetores! Só assim pode ser completamente versátil.

4. Deve ser adequado à sua empresa

Alguma vez viu uma clínica dentária com um logótipo vermelho? Se tal coisa existe é muito pouco comum porque o vermelho causa sensações adversas e não se adequa à atividade de um dentista. Do mesmo modo, dificilmente encontraria um Consultório de Advogados cujo logótipo esteja em Comic Sans pois ninguém os levaria a sério.

Para um bom logótipo não basta escolher um tipo de letra e um símbolo “bonitos”. É preciso que se adeque e seja trabalhado para a sua empresa

É muito importante não esquecer que a imagem corporativa é muitas vezes a primeira “face” da empresa que o público vê por isso apresentar uma imagem cuidada e adequada à sua área de mercado é de extrema importância. 

Se tiver alguma questão ou precisar de ajuda na sua nova aventura não hesite em falar connosco. Teremos todo o gosto em trabalhar consigo.